A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, visitou a aldeia Umutina localizada na região de Barra do Bugres (164 quilômetros ao Médio Norte de Cuiabá), no último final de semana. O convite foi feito pelo cacique Luciel Boroponepá e pelo vereador indígena Lennon Corezomae, para que ela conhecesse a aldeia e pudesse ouvir as demandas da comunidade local. Em sua chegada, a primeira-dama foi recebida com muito carinho pelos moradores e principalmente pelas crianças. Na sua recepção, o povo Balatyponé realizou uma bela apresentação que mostra a toda sua cultura e presenteou com artesanatos indígenas. A primeira-dama de Barra Bugres, Silvania Bento, também recebeu Virginia Mendes e a entregou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Na oportunidade, a primeira-dama de Mato Grosso levou ações dos seus Programas SER Família Solidário e Aconchego, onde fez a entrega de 250 cestas básicas com kits de higiene e limpeza e também 250 cobertores. E através do Programa SER Família Indígena foram entregues 50 camisetas, 20 kits de confecção para artesanato, 17 bolas, 500 pratos, garfos e colheres descartáveis, 20 revistas Camalote e doces para as crianças.
“É uma honra estar aqui na aldeia Umutina com o cacique Luciel, me sinto agradecida por esse convite do vereador Lennon. Estou muito feliz e emocionada com a recepção que tive, com as crianças amorosas e com os presentes que recebi. Agradeço a homenagem que a primeira-dama Silvania e o prefeito Divino me trouxeram, uma linda imagem de Nossa Senhora Aparecida. Estou aqui hoje para conhecer a realidade dos moradores da aldeia e ver no que podemos contribuir, além das ações que estamos trazendo no dia de hoje”, disse Virginia Mendes.
Em parceria com a Companhia Mato-grossense de Mineração, 5 aldeias do Território Indígena Umutina serão beneficiadas com poços artesianos, para que possam ter água de qualidade. A boa notícia foi dada pelo presidente da METAMAT, Juliano Boraczynski, e pelo secretário adjunto de Assuntos Indígenas, Agnaldo Santos, que firmaram essa importante parceria a pedido da primeira-dama Virginia Mendes.
“É a primeira vez que ela [Virginia Mendes] está vindo aqui no território Balatyponé e para nós é uma honra. Quero agradecer muito a Deus por isso, agradeço a presença dela e toda a contribuição que ela está dando aos povos indígenas. Nós sabemos que não é somente aqui que ela está vindo, e sim em muitas outras aldeias que precisam”, destacou o cacique Luciel Boroponepá.
Mendes também recebeu o título de cidadã barrabugrense que foi entregue pelo vereador indígena, Lennon Corezomae. “Para nós do povo Balatyponé Umutina e para mim enquanto vereador indígena é uma grande honra e um grande prazer intitular a primeira-dama do Estado de Mato Grosso como cidadã barrabugrense, visto os trabalhos prestados por ela através dos seus programas sociais a nível de Estado, que não atinge somente o Território Umutina, mas também o município de Barra do Bugres onde são atendidas as famílias mais carentes. Agradecemos a ela por ter estendido as mãos e dado essa ajuda, principalmente no momento da pandemia”, afirmou Lennon.
As informações são da assessoria.