Equipes da Vigilância Sanitária de Lucas do Rio Verde começam na próxima semana o recolhimento de cães que ficam nas ruas e avenidas da cidade. O trabalho faz parte das novas regras que estão sendo implantadas no município, com a criação do novo código sanitário, que foi aprovado pela Câmara Municipal no final do ano passado.
Nos meses de janeiro e fevereiro o departamento realizou vistorias e orientou moradores para que cuidem dos animais. A fiscal Janete Martinelli disse ao Só Notícias que o trabalho será lento, já que o espaço que a prefeitura possui para manter os animais apreendidos é pequeno.
“Temos espaço somente para oito cães e a lei exige que eles sejam mantidos por um período de 15 dias, para que o dono possa recuperá-lo, ou ainda, que o animal seja doado”, explica. A fiscal ressalta que após esse prazo os cães devem ser sacrificados.
Outro trabalho que começará a ser desenvolvido pela equipe são as vistorias em residências que criam galinhas e suínos. Com o novo código a criação desses animais está proibida no perímetro urbano. Martinelli relata que as residências que estão nesta condição vão ser notificadas e a denúncia será encaminhada ao Ministério Público.
Segundo dados do departamento, muitos moradores criam galinhas na cidade e a preocupação é com a transmissão de doenças pelas aves. Entre as metas com o código estão a proteção, promoção e preservação da saúde.