PUBLICIDADE

Vice-governador apresenta Observatório de Gestão a servidores

PUBLICIDADE

Com objetivo de apresentar e esclarecer a função do Observatório de Gestão do Estado, o vice-governador Carlos Fávaro se reuniu, ontem, com servidores da área de tecnologia da informação de todas as secretarias do governo, no auditório da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra). “Antes as secretarias eram dividas em ilhas e agora o cruzamento de informações facilitará a tomada de decisões dos gestores, que terão o maior número de informações”, explicou Fávaro, acrescentando que o cruzamento de informações ajudará na melhoria de vida do cidadão.

O vice-governador utilizou como exemplo o cruzamento de dados da área da educação com o índice de criminalidade de um determinado município. É por meio dessa leitura que o Governo do Estado poderá tomar decisões e trabalhar políticas públicas específicas para cada situação, o que trará mais eficiência na ação. Além disso, será possível monitorar o resultado dessas ações, verificando e corrigindo quando necessário.

Durante o encontro, Fávaro aproveitou a oportunidade para pedir a colaboração dos servidores para a integração dos dados desse projeto.

 Atualmente a execução do projeto Observatório de Gestão está sob responsabilidade da Secretaria de Estado Planejamento (Seplan), órgão gestor da informação estadual, e do Centro de Processamento de Dados Mato Grosso (Cepromat). A coordenação do projeto é da Vice-governadoria.

De acordo com o gerente do projeto, Ricardo Carvalho, sob a coordenação destes três órgãos serão integrados, em um único banco, dados operacionais e gerenciais de todas as secretarias e autarquias. O Governo já conta com informações das secretarias de Saúde, Infraestrutura e Logística, Segurança Pública, Planejamento, Educação, Gestão e Controladoria Geral do Estado. Para disponibilizar essas informações foi desenvolvido um software de código livre, ou seja, de licenciamento gratuito, desonerando o Estado de custos diretos e tornando-o independente.

 “Esse projeto é um programa de Estado que vamos criar e que poderá ser usado em outras gestões. Ao encabeçar esse projeto, a pedido do governador Pedro Taques, fizemos um trabalho institucional por um chamamento de secretários para entenderem e disponibilizarem as informações que são necessárias ao projeto”, frisou Carlos Fávaro.

A apresentação contou com a participação dos secretários de Saúde, Marco Aurélio Bertulio; de Planejamento, Marcos Marrafon; Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico Dorilêo; de Infraestrutura Logística, Marcelo Duarte; além do Controlador-Geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE