A prefeitura de Sorriso promoveu, ontem, uma audiência pública para apresentar o estudo de alteração do fluxo do trânsito no viaduto da Avenida Ademar Raiter, para que volte a funcionar em mão dupla no perímetro urbano da BR – 163. Na oportunidade, os presentes puderam avaliar a proposta elaborada pela concessionária que administra a rodovia federal.
A empresa contratou uma especializada em engenharia de tráfego para projetar esta mudança frente ao atual cenário e aplicar a microssimulação para verificar a viabilidade. De acordo com o projeto, a mudança não deve causar engarrafamentos ou dificultar o tráfego no local, que consiste, basicamente, na alteração de sentido debaixo do viaduto e em um pequeno trecho entre as ruas Palmares e Tangará.
“A solicitação para que este trecho voltasse a ser em mão dupla partiu da própria população, que, mobilizada e organizada no Movimento Trânsito Livre, buscou apoio da câmara de Vereadores e, para que a proposta pudesse ser avaliada por todas as esferas envolvidas neste processo de mudança, entendemos que a melhor maneira era buscar o referencial técnico necessário e, novamente, ouvir a população, que, em maioria aprovou a mão dupla no viaduto”, destaca o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.
Com o “sim” da maioria dos presentes à reunião, o próximo passo agora é a concessionária encaminhar a solicitação de alteração, bem como todos os estudos, para avaliação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Sendo positivo o parecer da ANTT, a implantação da mudança deve ser efetuada em até de 90 dias.
Além do prefeito, também participaram da reunião secretários municipais, diretores da concessionária e vereadores.