O presidente da câmara, vereador Luiz Carlos Gonçalves, e o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Romário Limberger Junior, participaram de uma reunião com a superintendente do Sistema Nacional de Emprego (SINE), Clélia Borges, na última sexta-feira. Eles reforçaram o pedido de instalação de uma posto do órgão no município.
O SINE é um serviço público, realizado pelo Ministério do Trabalho, por meio de convênios com estados e municípios visando a intermediação de mão de obra, requisição de Seguro Desemprego e qualificação profissional. O serviço atende principalmente trabalhadores em situação de desemprego, que podem buscar uma oportunidade de recolocação no mercado de trabalho. O serviço atende também os empregadores, que gratuitamente podem divulgar suas vagas de trabalho, e obter candidatos pré-selecionados.
Ambos ainda participaram de outra reunião com o superintendente do Ministério do Trabalho, Eduardo Driemeyer, para tratar sobre as homologações trabalhistas que não são feitas em Nova Mutum. Empregado e empregador têm que se deslocar até Diamantino (cerca de 100 quilômetros) para tal procedimento. “Sabemos do transtorno para fazer as homologações tanto por parte do contratado, quanto do empregador e queremos que as homologações voltem e ser feitas em Nova Mutum”, cobrou o vereador.
O superintendente comprometeu-se em disponibilizar equipe para voltar a realizar as homologações trabalhistas em Nova Mutum nas seguintes datas: 29, 30 e 31 de outubro; 19,20 e 21 de novembro; 10, 11 e 12 de dezembro de 2014, nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.