PUBLICIDADE

Venda de combustíveis aumenta em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A venda total de combustíveis chegou a 2,458 bilhões de litros nos oito primeiros meses deste ano, em Mato Grosso. Além do acréscimo de 2,07% sobre os 2,408 bilhões comercializados no mesmo período de 2016, mais da metade do volume (63,83%) equivale às vendas de óleo diesel. O produto lidera o consumo de combustíveis no Estado, com 1,569 bilhão negociado de janeiro a agosto, conforme dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A procura pelo combustível fóssil mantém a demanda crescente. A alta sobre 2016 é de 0,89%. “No país as vendas de óleo diesel caíram 0,8% e em Mato Grosso a demanda está estável, porque aqui há o reflexo direto do crescimento da safra agrícola”, observa o diretor-executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo), Nelson Soares Junior.

Desde que a Petrobras implantou a política de revisão frequente de preços, o valor do óleo diesel foi reajustado 32 vezes e a gasolina em 25 vezes. No período, o óleo diesel acumula alta de 16,5% e a gasolina redução de 5,2%, já computado o aumento oficial do PIS/Cofins em 21 de julho. Apesar de menos vantajosa em relação ao etanol, as vendas de gasolina este ano alcançaram 378,804 milhões em Mato Grosso, com evolução de 8,09% sobre igual período do ano passado.

No restante do país, as vendas do produto aumentaram 7,3%. O consumo do etanol reagiu e acumula incremento de 1,40%, com 346,876 milhões vendidos. Entre janeiro a agosto de 2016 foram consumidos no Estado 342,073 milhões. “O preço do etanol em Mato Grosso é muito mais competitivo que o da gasolina”, registra Soares. No país, as vendas do biocombustível retraíram em 19%, segundo o Sindipetróleo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE