O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) detalhou hoje o resgate de um veado-catingueiro (Subulo gouazoubira) em uma fazenda atingida pelos incêndios no Pantanal de Mato Grosso. O animal foi encontrado no último domingo e estava com queimaduras graves nas patas e cascos.
Segundo o analista ambiental do Instituto Chico Mendes, Érico Kauano, que coordena a equipe interinstitucional que está cuidando do monitoramento e atendimentos a animais atingidos pelos incêndios do Pantanal do Mato Grosso, o animal é um macho adulto e foi avistado por brigadistas do Ibama/PrevFogo, que combatiam o fogo na região. O veado foi resgatado pelo Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) e recebeu os primeiros cuidados com apoio do Onçafari.
Um helicóptero disponibilizado pelo ICMBio foi responsável pelo transporte do veado até a Ampara Silvestre. “Na Ampara, o animal receberá todo tratamento necessário e se o cervídeo se recuperar bem, poderá voltar para a natureza”, explica a veterinária e analista ambiental do Ibama, Fernanda Gaio.
Os animais impactados pelo incêndio no Pantanal do Mato Grosso são assistidos por uma equipe composta pelo Ibama, secretaria estadual do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sema MT), Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), Ampara Brasil, Instituto Panthera e Onçafari. O grupo é liderado pela Coordenação de Emergências Climáticas e Epizootias (COECE) do Instituto Chico Mendes.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.