PUBLICIDADE

Vazio sanitário do algodão termina neste domingo

PUBLICIDADE

A partir de segunda-feira, cotonicultores já poderão plantar a safra 2008/09, com o término do período de vazio sanitário, que ocorre neste domingo. O próximo plantio deve ser feito até dia 10 de fevereiro para que a colheita aconteça antes do novo período proibitivo.

Agricultores ficaram proibidos de plantar desde o dia 1° de outubro, período que tiveram também que fazer a destruição das plantas guaxas. “Este período é proibido com o objetivo de quebrar o ciclo do bicudo do algodoeiro, principal inimigo do algodão”, destacou o agrônomo do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) em Sinop, Marcelo Magalhães Pioli.

Mesmo com poucas notificações, os agricultores que neste período não cumpriram com a eliminação das plantas, pagarão multa de 2 UPF por hectare -cada UPF equivale a R$30,70-. No Nortão, a regional com maior extensão em plantação de algodão é Lucas do Rio Verde, que teve este ano cerca de 85,6 mil em área plantada entre os municípios de Tabaporã, Nova Ubiratã, Brasnorte, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Tapurah, poucas notificações para a eliminação da planta foram feitas.

Para a próxima safra, conforme Só Notícias informou, a expectativa é que o plantio no Estado diminua em 27%, chegando a pouco mais de 386,4 mil hectares, segundo aponta as projeções do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE