PUBLICIDADE

Várzea Grande começa a fazer atendimentos de eletrocardiograma em 5 unidades públicas de saúde

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

A scretaria de Saúde está ampliando os serviços da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS) e cinco unidades passam a contar com um novo serviço de imagem para diagnóstico do coração – o Telediagnóstico de Eletrocardiograma – ECG-, que fornece laudos de exames de investigação do aparelho cardiovascular, facilitando a detecção e o tratamento de doenças.

O serviço é feito conjuntamente com o Núcleo de Telessaúde do governo do Estado. Os exames são feitos pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde os equipamentos foram instalados e estão funcionando – Clínicas de Atenção Primária dos bairros 24 de Dezembro, Parque do Lago, Marajoara, na Unidade Básica de Saúde do Santa Isabel (UBS) e na unidade Estratégia Saúde da Família do bairro Aurília Curvo.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, a iniciativa de se estabelecer uma parceria com o Programa Telessaúde do Estado partiu da grande demanda de pacientes hipertensos. “Adquirimos com recursos próprios seis aparelhos de exame de imagem e implantamos nestas unidades com maior histórico de pacientes com hipertensão, fornecendo mais um aparelho ao Hospital e Pronto Socorro”, explicou.

Gonçalo ainda explica que este novo serviço ajuda a desafogar as Upas e Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande. “O paciente que chega com dor no peito ou outros sintomas sugestivos ao coração, o exame é feito, avaliado e o paciente já sai com o diagnóstico. Se necessário, ele é encaminhado à rede especializada. É um compromisso que assumimos e faz parte das metas estabelecidas pelo prefeito Kalil Baracat”, disse Gonçalo.

Agora, o exame de imagem é feito na unidade e, na mesma hora, é enviado via internet para o Núcleo Telessaúde no Hospital Universitário Júlio Muller, onde são emitidos laudos e enviados via internet à Unidade Básica de Saúde solicitante, que faz a impressão do laudo e entrega ao usuário, já com o diagnóstico da causa da doença do coração, e inicia o tratamento.

Segundo a Telerreguladora do Telessaúde de Várzea Grande, a médica Cynthia Castilho Moreno, o Telessaúde é uma ferramenta de prestação de serviços e acesso à saúde, na educação continuada. “No caso do teleECG, o acesso ao laudo do eletrocardiograma sai em até 5 minutos. O serviço funciona 24 horas. Existem médicos plantonistas prontos para receberem o traçado do exame, interpretá-lo e laudá-lo quase que imediatamente, para o médico que está com o paciente. Com segurança no diagnóstico, o médico poderá iniciar o tratamento ou decidir encaminhar o paciente para uma unidade de referência de urgência. É uma ferramenta que realmente salva vidas”.

A informação é da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entregador é condenado por matar motorista com golpe de capacete em Sinop

A Justiça condenou Bruno Ferreira dos Santos pela morte...

Carro tem princípio de incêndio após pane em rodovia de Colíder

Um Peugeot 208 azul foi parcialmente avariado pelas chamas,...

Motorista morre após cair de caminhão em Sinop

O motorista identificado como Alessandro José dos Santos, de...
PUBLICIDADE