A secretaria de Assistência Social criou o projeto “Pão e Leite”, com o objetivo de fazer a distribuição de alimentos para famílias de baixa renda, e que mantém em casa crianças, idosos e portadores de necessidades. A implantação de oficina de panificação, na sede da Administração Regional do Cristo Rei, a princípio era para ser mais uma opção de cursos oferecidos pela rede pública municipal mas houve a expansão. Focado nas aulas práticas, os alunos aprendem a colocar a mão na massa de forma imediata, na produção de diversos tipos de pães. Neste ano foram realizadas a entrega de 30 mil pães e 2 mil litros de leite. Foi ampliada a capacidade de produção, feita nova triagem dos beneficiários e hoje são atendidas 294 famílias.
“O ‘Pão e Leite’ tem essa finalidade, dar a essas pessoas a condição de ter um mantimento nutritivo nas primeiras horas da manhã, ou um reforço alimentar podendo ser degustado durante o dia”, destacou a prefeita Lucimar Sacre de Campos.
A coordenadora Valdete Flores explica anda que “os beneficiários são referenciados através do Número de Inscrição Social – NIS, que permite atender aos necessitados de uma mesma família, com 3 pães por pessoa e um litro de leite para duas pessoas entre crianças, idosos e portadores de necessidades especiais”.
A secretária de Assistência Social, Flávia Omar, lembra que o projeto ‘Pão e Leite’, ainda que mantenha o caráter social não é considerado um projeto assistencialista, uma vez que nasceu da necessidade de resolver duas questões eminentes, não haver desperdício da matéria prima, e de fato, beneficiar quem necessita. As famílias cadastradas passam inicialmente por uma avaliação e que só depois que é detectada a real necessidade é que a inscrição é feita para que esta possa receber duas vezes por semana os alimentos.
A informação é da assessoria.