PUBLICIDADE

Usina no Médio Norte deixa relação de alvos do trabalho escravo

PUBLICIDADE

O Ministério do Trabalho e Emprego ratificou a relação das empresas que compõe o cadastro de empregados que submete os trabalhadores a condições análogas à de escravos e retirou da lista uma usina instalada em Nova Olímpia (cerca de 205 km de Cuiabá), que havia sido inclusa no primeiro semestre deste ano após ser apontada a presença de 67 trabalhadores em condições irregulares.

A lista foi publica em 28 de julho e, em nota, a empresa explicou que a inclusão foi indevida, pedindo, em seguida, a correção do Ministério. A ratificação foi disponibilizada nesta semana. Com a mudança, ficam apenas seis propriedades em diferentes regiões do Estado, como inclusas neste ano: Vila Rica (8 funcionários), Nova Bandeirantes (4), Tapurah (44), Nova Monte Verde ( 4) e em duas propriedades de Paranaíta (em uma 11 e em outra 10).

A relação é atualizada semestralmente. Neste ano, foram inclusos 47 empregadores de diferentes Estados. Mato Grosso teve um dos maiores registros, junto com Paraná, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Pará, Tocantins e outros Estados.

Conforme Só Notícias já informou, no mesmo período de inclusões, houve a exclusão definitiva de cinco empregadores que preencheram os requisitos exigidos pelo Ministério. Com a nova atualização, o documento passa a conter 250 infratores, entre pessoas físicas e jurídicas, com inserções em diferentes anos, com por exemplo, 2004.

Como penalidade, durante o período que estão com o nome no cadastro, os empregadores não recebem financiamentos com recursos públicos. Além disso, o setor privado tem implementado, através do Pacto Nacional, medidas restritivas de relacionamento comercial com empregadores que constam do Cadastro, tornando-o um instrumento utilizado pelo Governo Federal para erradicação do trabalho escravo no país

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE