PUBLICIDADE

Universidade do Estado de Mato Grosso inaugura nesta 6ª Centro de Inovação e Redes Inteligentes

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Universidade do Estado de Mato Grosso inaugurará nesta sexta-feira o Centro de Inovação Redes inteligentes e Soluções Criativas, em Cáceres (219 quilômetros de Cuiabá). O prédio localizado no campus tem cerca de 450 metros quadrados de área construída segue um conceito sustentável, todo feito com conteiners através de parcerias com diversas entidades e empresas.

O coordenador do Centro de Inovação, professor Robson Gomes de Melo, explicou que a construção do espaço físico foi possível graças a aprovação de projetos desenvolvidos por professores ligados que acabaram gerando parcerias e convênios com entidades e órgãos públicos como a prefeitura e uma banco com a intermediação da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe). “Esse prédio totalmente sustentável, com construção mais rápida e barata já que utiliza materiais reciclados. Além disso, as parcerias permitiram uma construção sem que impactássemos os recursos da universidade”, afirma.

O novo espaço é destinado à promoção da inovação, tecnologia e empreendedorismo. A ideia é que o espaço atenda não só a comunidade acadêmica, mas também a comunidade externa. “Após esse período de pandemia, esperamos que a sociedade possa nos procurar para que possamos dar auxilio, assessoria, e fazermos o trabalho de mentoria, de incubação de projetos e fomento ao empreendedorismo e a inovação tecnológica para a comunidade local. Então o foco é promover e desenvolver tecnologia, inovação e soluções tecnológicas que possam ser utilizadas por empreendedores local e comunidade acadêmica”, diz o professor Robson.

O Centro de Inovação conta com um auditório com capacidade para até 100 pessoas; laboratório de desenvolvimento, que vai permitir até 30 pessoas trabalhando; sala de reunião e videoconferência; sala de uso compartilhado, uma espécie de co-working para atendimento a comunidade que necessita de atendimento e mentoria; sala para orientações e atendimento individualizado, além de uma sacada ou área de descompressão, destinada a atividades mais recreativas, uma espécie de terraço.

O local também será o ponto de apoio ao empreendedorismo e Inovação da mesorregião centro-sul de Mato Grosso, que compreende 17 municípios. O Centro de Inovação servirá como ambiente físico e virtual de incentivo à inovação e ao empreendedorismo para a promoção, o desenvolvimento e a realização de negócios e empreendimentos inovadores em redes inteligentes e soluções criativas.

“Esse atendimento que se estenderá para além da população de Cáceres, mas deve beneficiar moradores de 17 cidades só é possível, graças ao financiamento de um projeto inovador pela Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso, que abriu edital específico para as diferentes regiões de Mato Grosso a fim de apoiar os empreendedores principalmente no período pós-Covid-19”, afirmou Melo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia apreende uma tonelada de cocaína em chácara no Mato Grosso

Uma ação conjunta do Grupo Especial de Fronteira (Gefron)...

Empresas são condenadas a indenizar trabalhadora que dirigia sem habilitação em Mato Grosso

Após uma vendedora de produtos veterinários que fazia entrega...

Motorista é condenado a pagar indenização por acidente com morte de empresário em Sinop

O juiz Mário Augusto Machado condenou o motorista envolvido...
PUBLICIDADE