A eleição para a reitoria da Unemat ocorrerá nesta quarta-feira, das 9h às 22h (horário de Mato Grosso). Mais de 19 mil professores, profissionais técnicos e alunos estão aptos a votar. A votação será presencial, por meio de cédula impressa, com 63 urnas distribuídas em 38 cidades em todo o estado.
Três chapas foram inscritas na comissão eleitoral, em Cáceres, para concorrer a reitor e vice. Roberto Alves de Arruda, de Sinop, Vera Lúcia da Rocha Maquêa, de Tangará da Serra, e Celso Fanaia Teixeira, de Cáceres, disputam o cargo de reitor.
Serão distribuídas mesas receptoras de votos na sede Administrativa, câmpus universitários, câmpus avançados, núcleos pedagógicos, polos de apoio presencial do Ensino a Distância, escritório de representação da Unemat em Cuiabá.
Para exercer o direito ao voto, é necessário comparecer na unidade de votação, portando um documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional/Funcional ou Militar).
Na Unemat, o voto é paritário, direto, livre e secreto. O colégio eleitoral é formado por servidores docentes e técnicos efetivos, discentes de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, regularmente matriculados e ativos em pelo menos um componente curricular.
Cada eleitor terá direito a apenas um voto, independentemente da quantidade de vínculos com a Unemat. A apuração terá início imediatamente após o encerramento da votação. Será eleita a chapa que obtiver maior percentual de votos válidos, considerando a paridade nos três segmentos da comunidade universitária.
O resultado preliminar será publicado dia 2 de junho e o resultado definitivo, dia 8 do mesmo mês (ou após julgamento de recurso, se houver).
A cerimônia de posse da chapa eleita ocorrerá em 16 de dezembro, após publicação do decerto de nomeação pelo Governador de Mato Grosso. O mandato da chapa eleita vai de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2026.