A Universidade do Estado de Mato Grosso, por meio do Departamento de Pedagogia no campus de Juara, e o Ministério Público iniciaram neste mês o projeto Alfabetização Solidária que visa atender a população de idosos, moradores de rua e agricultores familiares por meio de atividades culturais, esportivas e lúdicas, que aliem terapia ocupacional e processo de alfabetização que vai além do letramento.
O coordenador do projeto e chefe do Departamento de Pedagogia da Unemat, professor Oséias Carmo Neves, explica que no primeiro momento o projeto conta com a participação de professores, acadêmicos, membros do Ministério Pública e da sociedade civil e está atendendo cerca de 50 idosos do Lar do Idoso todos os sábados no período vespertino. "Esse projeto nasce para atender o elevado número de idosos analfabetos existentes no município, e depois vai ampliar suas atividades para os moradores de rua e agricultores familiares dos assentamentos rurais do município. O processo de alfabetização é mais amplo, porque extrapola os limites do letramento, ensinar ler e escrever, e busca percorrer os caminhos da cidadania plena", afirma o professor.
Além das aulas de alfabetização o projeto também possibilita que idosos cegos tenham acesso a cultura por meio de sessões de leitura de literatura, poesia e contos, sessões de cinema, atividades artesanais, esportes, pinturas, atividades recreativas. O objetivo do projeto é ampliar o processo de cidadania desses idosos.
Em um segundo momento o projeto estará atendendo também cerca de 150 moradores ruas vinculados a Associação de Moradores de Rua (AMMOR), e outros grupos sociais excluídos e em condições de vulnerabilidade social, além de ampliar o número de idosos atendidos e chegar às famílias de assentados.
O projeto Alfabetização Solidária está em vias de ser institucionalizado na Unemat a fim de que se torne um projeto permanente, uma vez que a rotatividade é alta nesses grupos atendidos, sendo renovados praticamente a cada dois anos por diversos fatores sociais.