O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Conepe/Unemat) aprovou de forma excepcional o retorno de estágios presenciais e atividades práticas curriculares para os cursos de graduação, durante o período de atividades remotas devido à pandemia da Covid-19.
A resolução estabelece que, em casos excepcionais, o acadêmico poderá realizar as atividades presenciais de estágios curriculares supervisionados, obrigatórios e não obrigatórios, em ambientes de atuação profissional, desde que sejam asseguradas, pelo órgão ou empresa responsável, as condições e normas de biossegurança institucionais e municipais.
A realização do estágio presencial não é obrigatória neste momento de pandemia. Os cursos que tenham a possibilidade de manter tais atividades de forma remota, devem priorizar essa modalidade, conforme a determinação.
“A Universidade tem que dar resposta à comunidade, considerando que, mesmo diante do atual cenário da pandemia, várias coordenações de cursos, colegiados e diretoria de câmpus vêm demandando atividades de estágios presenciais e reivindicando sua aprovação junto à Pró-Reitoria. Entendemos que esse retorno deve acontecer com maior segurança possível, seguindo protocolos médico-sanitários nacionais e internacionais”, disse o reitor Rodrigo Zanin.
A realização de atividades de estágio presencial dependerá de aprovação do Colegiado de Curso e Faculdades, que vai acompanhar durante todo o período o cumprimento das exigências sanitárias. Os estudantes devem seguir as orientações específicas da parte concedente do estágio a que se encontram vinculados, como escolas, bibliotecas, empresas, hospitais, dentre outros, acatando os fluxos e as dinâmicas locais das instituições quanto às medidas de prevenção do contágio da Covid-19.
Antes de iniciar o estágio, o aluno deverá apresentar a coordenação de curso uma declaração expressa de que se compromete a cumprir o protocolo de biossegurança do local de realização do estágio, bem como não estar dentro do grupo de risco por comorbidades.
As atividades práticas, que envolvem laboratório e campo, serão regulamentadas por instrução normativa própria, de forma a adotar todos protocolos de saúde institucionais.