PUBLICIDADE

Umidade do ar no Estado chega a índices preocupantes

PUBLICIDADE

A umidade do ar, segundo previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), estará em 15% nos dias 13 e 14 de Agosto. Como os dados reais têm mostrado uma diferença de quatro pontos, isso significa que pela tabela da Organização Mundial de Saúde (OMS) a população cuiabana poderá passar do estado de alerta (abaixo de 20%) para o estado de emergência (abaixo de 12%).

Ontem, a umidade já chegou a 17%. De acordo com o coordenação do Programa VigiAr da Secretaria de Saúde de Cuiabá, a população deve adotar algumas medidas como interromper qualquer atividade ao ar livre ente as 10 e 16 horas. Aulas de educação física, coleta de lixo devem ser evitados. Outra orientação é manter umidificados nos ambientes internos, principalmente quartos de crianças e hospitais, permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas, evitar aglomerações em ambientes fechados, evitar comidas gordurosas e de difícil digestão, ingerir no mínimo três litros de água diariamente e alimentos como legumes, frutas e carne branca e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas.

A equipe do VigiAr tem feito palestras em unidades de saúde e escolas da rede municipal alertando usuários do SUS e estudantes sobre as conseqüências das queimadas para a saúde e sobre os cuidados que devem tomar neste período em que, além da poluição do ar, a umidade relativa do ar fica muito baixa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE