PUBLICIDADE

Umidade do ar cai e chega a 21% em Cuiabá

PUBLICIDADE

Umidade relativa do ar cai e traz preocupação para a Grande Cuiabá. No início da semana, nas primeiras horas do dia a umidade estava em torno de 60%, porém, à tarde, com o aumento do calor, a umidade caiu para 21%. Segundo o 9º Distrito de Meteorologia de Mato Grosso, esse clima é típico da região no período de seca e ainda pode piorar, como em 2013 quando a umidade do ar chegou aos 10%.

O meteorologista Waldson Almeida Fidélis explica que em alguns horários a umidade fica mais baixa e que o calor contribui para essa queda. “Mesmo com a chuva atípica em julho, por causa das características do clima da região, a umidade voltou a baixar. Os piores horários são entre 14h e 16h, quando a umidade ficou entre 20% e 26% no último final de semana”.

Nos consultórios, a baixa umidade do ar traz preocupação para médicos e pacientes. Os cuidados devem ser redobrados com crianças e idosos, que são mais suscetíveis a doenças infecciosas e a crises alérgicas. Com a umidade na Grande Cuiabá em estado de alerta, é importante tomar cuidados com a alimentação, hidratação e também com a umidificação do ambiente, seja com aparelhos ou com os métodos caseiros, como colocar toalhas molhadas nos quartos.

O pediatra Arlan de Azevedo Ferreira explica que os pais devem prestar atenção aos sintomas que as crianças podem apresentar por causa da umidade do ar, como febre alta por mais de 3 dias e tosse persistente. A atenção deve ser ainda maior com os recém-nascidos que podem sofrer desidratação. “Recém-nascidos perdem mais calor pela pele do que as crianças maiores e muitas vezes os pais colocam roupas muito quentes o que aumenta a perda de água e causa a desidratação”.

Entre as soluções para os bebês estão os banhos com água na temperatura até 32ºC, além do uso de roupas leves. Para os quartos com ar condicionado, a dica do pediatra é reduzir as horas e a intensidade em que o aparelho fica ligado. “O ar condicionado retira mais a umidade do ar, o que piora a situação nessa época. Por isso, além de reduzir o uso do aparelho também é importante utilizar umidificador ou colocar toalhas e lençóis molhados no ambiente”.

Essas medidas são necessárias para aliviar o trabalho dos pulmões que precisam fazer maior esforço para respirar. Na alimentação é importante investir em frutas e também sucos naturais, além de beber muita água. Em casa é importante arejar os ambientes, além de lavar bem tapetes e roupas de cama para evitar o acúmulo de ácaros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...
PUBLICIDADE