A Companhia Energética Sinop (CES) vai instalar, ainda este mês, uma estação meteorológica na área do canteiro de obras para monitorar o clima nas áreas de abrangência do reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A finalidade é de registrar as possíveis variações climatológicas como umidade relativa do ar, temperaturas máxima, média e mínima, pressão, volume de chuva, radiação solar e velocidade do vento.
Com esse volume de informações, a CES terá condições de planejar a gestão ambiental no entorno do futuro reservatório da UHE Sinop, que vai ter 337 km² (33,7 mil hectares) em seu Nível de Água (NA) Máximo Normal de 302 metros, informa a assessoria de imprensa.
Para o coordenador do Meio Físico da CES, Ruy Alberto, esse trabalho é muito importante para a região, pois os dados gerados pela estação climatológica poderão ser consultados por qualquer pessoa interessada. “O aparelho vai mandar informações a cada uma hora a um servidor que vai estar disponível para a consulta pública. Essas informações podem beneficiar muitas pessoas da região, como os agricultores, por exemplo”, explicou, referindo-se ao monitoramento climático em benefícios da agricultura.
A instalação dessa estação meteorológica atende ao Programa de Monitoramento do Clima que consta no Projeto Básico Ambiental (PBA).