A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) anunciou hoje a prorrogação da suspensão das atividades presenciais em todos os câmpus da instituição. A medida foi decretada em 19 de janeiro e perderia validade hoje. Com a prorrogação, a suspensão será até 14 de fevereiro.
A portaria é da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e só não vale para as unidades cujo plano de retorno gradual das atividades presenciais, elaborado pelas Comissões Internas de Biossegurança (CIBs), permita a continuidade do trabalho presencial. Segundo a UFMT, a decisão segue baseada no contínuo aumento da taxa de acometimento da covid-19 em Mato Grosso.
Além de manter as disposições da portaria anterior, o documento ainda reforça que as chefias deverão reforçar às equipes a continuidade e manutenção dos cuidados de biossegurança, como o uso obrigatório de máscara, distanciamento social, uso de álcool 70%, conforme orientação contida nas Diretrizes para retomada de atividades, elaborada pelo Comitê de Prevenção Covid-19 da UFMT.
Logo no início da pandemia, em março de 2020, a UFMT suspendeu as aulas e atividades presenciais em todas as unidades. Desde então, os alunos estão participando das aulas de forma remota. A previsão inicial aponta o retorno das aulas presenciais em todos os câmpus da instituição a partir de 11 de abril.