PUBLICIDADE

UFMT lança programa para incentivar rematrículas na graduação presencial; número de cursos trancados aumenta

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Aproveitando os preparativos para o início do semestre letivo 2022/2, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) anunciou hoje um projeto institucional que incentiva a rematrícula on-line, entre os dias 17 e 19 de janeiro, daqueles que desejam recomeçar no curso presencial de graduação.

A Gerente de Desenvolvimento Institucional e Estudos Estratégicos (GDIEE) da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) da UFMT, Maria Daniele de Jesus Teixeira, explica que o Projeto de Ação Institucional de Acompanhamento de Alunos Trancados reflete um cenário da Universidade, em que perpassa, além de outros fatores, a queda do indicador Taxa de Sucesso na Graduação (TSG), que expressa o número de alunos ingressantes e o número de alunos que concluíram o curso dentro período do curso.

“Em 2021, a UFMT registrou que 38% dos alunos dos cursos presenciais estavam com matrículas trancadas, um aumento em relação ao ano anterior, que já sinalizava 31%. Pensando nesse dado, o projeto será realizado em etapas, começando com a sensibilização, onde iremos buscar o relacionamento com esses estudantes, disponibilizando, via e-mail, redes sociais e demais mídias, dados sobre os cursos da UFMT, sobre matrícula, bolsas e auxílios e local das matrículas on-line”, explica.

Para a gerente, o projeto reforça o compromisso da instituição em compreender esses dados, que para além de números, falam sobre a realidade de cada estudante. “Temos atuado sobre essa realidade nos últimos anos, e neste projeto, pretendemos fornecer mais ferramentas e dados para gestão, além de ampliar o relacionamento com os estudantes. Desta forma, por meio de pesquisas, painéis de gráficos, e padronização de registros, será possível priorizar ações estratégicas para os cursos da Universidade”, destaca.

A UFMT informou que o projeto de gestão das matrículas trancadas é coordenado pela Proplan, em parceria com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exames laboratoriais em Sinop serão incrementados com R$ 5,4 milhões

O poder executivo vai contratar empresa, via pregão eletrônico,...

Sinop: terminam hoje inscrições de seletivo na Educação com mais de 300 vagas

As inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação...
PUBLICIDADE