Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência lançou os editais do programa de bolsa extensão na modalidade ações e ações afirmativas. O período de submissão segue até 10 de março de 2025, através do Sistema de Extensão. Os editais são unificados para todos os Câmpus e o resultado final com o quantitativo de bolsas aprovadas está condicionado à liberação do orçamento da UFMT.
Segundo o edital, o Programa de Bolsa Extensão Ações tem, entre seus objetivos estimular o desenvolvimento cultural, social e o espírito crítico dos estudantes, bem como a atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior; contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira por meio do contato direto dos estudantes com diferentes realidades sociais e a troca de saberes da universidade com a sociedade externa; e apoiar, preferencialmente, propostas que estejam alinhadas aos objetivos e metas da Agenda 2030, para “promover ações extensionistas que promovam a reflexão para a transformação da sociedade e para uma universidade mais sustentável”.
Já o Programa de Bolsa Extensão Ações Afirmativas tem a finalidade de atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social, bem como minorias étnicas e demais grupos sociais vulnerabilizados, conforme critérios estabelecidos no edital.
As propostas devem atender às diretrizes da Extensão na educação superior – dentre elas, destaca-se a interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão; impacto na formação do estudante; impacto e transformação social – e estarem vinculadas às seguintes áreas temáticas: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.