O curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus do Araguaia, fez hoje a apresentação pública do trabalho final de conclusão de curso “o enfrentamento dos casos de desaparecimento de animais domésticos e domesticados em Barra do Garças-MT a partir de leis municipais e das normativas brasileiras: contribuições e desafios”. A pesquisa, de autoria da acadêmica Vitoria Alves Beserra, e orientação do professor Marcel Carlos Lopes Félix, foi apresentada no anfiteatro da prefeitura de Barra do Garças.
“É, extremamente, urgente o avanço nas pesquisas e no esclarecimento da sociedade a respeito da importância que os animais não-humanos têm nas famílias da contemporaneidade”, disse o Professor Marcel. A estudante Vitoria ressaltou que “está sendo um desafio falar desse tema tão relevante para a comunidade interna e externa à UFMT, já que temos o dever de apresentar soluções diante das necessidades de proteção das famílias multiespécie e dos animais não-humanos”.
O evento foi transmitido ao vivo para que mais pessoas tivessem acesso ao momento de apresentação e foram convidadas autoridades, a comunidade e a imprensa local. A Banca avaliativa da pesquisa é composta por pessoas que são relacionadas à causa ambiental em Barra do Garças: a Promotora de justiça que oficia nas causas relacionadas ao meio ambiente Nathalia Carol Manzano Magnani e a pesquisadora na área e egressa do Curso de Direito da UFMT Araguaia Isabelle Lopes Nápolis.