PUBLICIDADE

UFMT e comitiva norueguesa firmam parceria para estudos na área agrícola

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria)

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Marluce Souza e Silva, recebeu ontem pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciências da Vida (NMBU, na sigla em inglês), sediada em Ás, na Noruega. Durante o encontro foi apresentado o projeto DIP-Farm Edu, que tem como objetivo implementar um programa de inovação digital para pesquisa baseada em robótica agrícola, melhoramento de plantas e produção sustentável de alimentos e que tem na UFMT sua maior parceira fora da Noruega.

O projeto, que conta com o apoio da Diretoria Norueguesa de Educação Superior e Competências, tem, entre seus objetivos, promover a mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores entre a Noruega e o Brasil, criando ações para a troca de conhecimento e experiências; fortalecer os programas institucionais de educação superior, profissional e tecnológica entre os países; e permitir maior integração entre ensino superior, pesquisa, inovação e vida profissional dentro dos programas institucionais.

A reitora destacou que o projeto é importante no fortalecimento da internacionalização da UFMT e do intercâmbio entre estudantes e docentes da instituição. “Isso virá atender às demandas de qualificação e formação de nossos estudantes”, reforçou.

O secretário de Relações Internacionais, Sérgio de Paulo, explicou que a UFMT tem acordo com a instituição norueguesa na área de automação agrícola. “Essa é uma área estratégica para a economia de Mato Grosso e vai projetar a UFMT inclusive na busca de novas parcerias e também de recursos”, finalizou.

O projeto, que será coordenado por Rodrigo Zandonadi, docente do curso de Engenharia Agrícola do Câmpus de Sinop, vai até dezembro de 2028 e contará também com a participação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã credenciará empresas para organização de workshops culturais

A prefeitura de Guarantã do Norte (230 quilômetros de...

Livro de memórias sobre Sinop será lançado neste sábado

O livro “Sinop e minhas memórias” será lançado no...

Custeio da soja em Mato Grosso sobe 3,7%

O custeio da soja em março, para a safra...

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o...
PUBLICIDADE