A Universidade Federal de Mato Grosso abriu licitação, na modalidade tomada de preços, para contratar uma empresa para concluir as obras do bloco de Ciências Farmacêuticas do campus de Sinop. O valor do empreendimento é estimado em R$ 1,9 milhão. A instituição justifica, conforme consta no edital de licitação, que as atividades dos cursos do Instituto de Ciências da Saúde são realizadas em laboratórios improvisados e “em situações críticas de funcionamento”. A UFMT cita como exemplo o Laboratório de Controle de Qualidade, Farmacognosia e Tecnologia Farmacêutica, estrutura obrigatória para os cursos de farmácia, que, atualmente, “está improvisado em um pequeno espaço no CAIC e não oferece as condições mínimas para desenvolvimento de atividades acadêmicas”.
Ainda de acordo com a instituição, alguns laboratórios precisam dividir o mesmo local, “inviabilizando muitas das atividades, já que as condições de espaço físico e de equipamentos não garantem o aparato necessário, bem como condições mínimas de segurança. Abrigando no mesmo ambiente as bancadas experimentais e os escritórios de professores e alunos, sempre há um grande número de pessoas na estrutura, dificultando a movimentação e submetendo-os ao risco inerente à operação dos equipamentos ou manipulação de reagentes”.
A sessão de recebimento das propostas será no dia 1º de novembro, no setor de licitações em Cuiabá. Após a emissão da ordem de serviço, o prazo para conclusão do bloco de ciências farmacêuticas será de seis meses.