A empresa Uber passa a operar na capital mato-grossense, nesta sexta-feira à tarde. É a 32ª cidade no Brasil em que passa a ter o aplicativo oferecido para transporte de passageiros, conectando os parceiros que colocam os serviços de motorista particular à disposição de clientes. A quantidade de motoristas que irá atuar em Cuiabá não é revelada pela assessoria da Uber, empresa com origem nos Estados Unidos.
Para usar o transporte basta baixar o aplicativo no celular e se cadastrar. O pagamento é feito mediante débito em cartão de crédito. O custo do quilômetro é de R$ 1,20, acrescido ao valor da chamada que é de R$ 2,50. Caso o cancelamento da corrida seja feito em até 5 minutos após o pedido, o cliente fica isento do pagamento. O cliente ainda tem um cálculo prévio do valor da corrida, antes da contratação.
Já, o motorista parceiro recebe 75% do valor total da corrida, transferidos semanalmente para sua conta.
O prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) vê com otimismo a chegada do Uber. Diz que a concorrência com a chegada do aplicativo traz benefícios para a sociedade, que ganha nova opção de serviço com qualidade. Quanto ao projeto de regulamentação do sistema de táxi na Capital, iniciado em 2015 com previsão de abertura de novas permissões, Mendes disse que foi suspenso em decorrência da crise econômica. Mas o estudo já foi iniciado.