PUBLICIDADE

Turma de brigadistas é formada no interior do Estado

PUBLICIDADE

Prossegue no município de Alta Floresta o curso de Formação de Brigadistas nas Unidades de Conservação (UC). O curso teve início na segunda-feira (11) e termina amanhã. O objetivo é implementar as ações previstas no Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado de Mato Grosso (PPCDQ/MT), que prevê uma série de ações preventivas, de monitoramento, fiscalização e responsabilização.

A coordenadora de Programas e Projetos Especiais, Railda Assis dos Santos, lembra que o governo do Estado vem desenvolvendo um série de ações de caráter preventivo visando o controle do desmatamento e da queimada em Mato Grosso. "Entre essas ações está o investimento no aperfeiçoamento do conhecimento e no fortalecimento das instituições responsáveis pela gestão ambiental para que possamos de forma efetiva, implementar as ações previstas no PPCDQ/MT".

Nesse sentido, em março foi realizado o Curso de Formação de Brigadistas em Unidades de Conservação no município de Vila Bela da Santíssima Trindade e, estão programadas capacitações para os municípios de Barra do Garças (09 a 13.05) e Nobres (13 a 17.06). Com carga horária de 40 horas (24 horas teóricas e 16 horas práticas), o conteúdo está sendo ministrado por instrutores da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com a Sema, visando capacitar brigadistas nas práticas de prevenção e combate aos incêndios florestais.

Além da formação de brigadistas estão também previstos cursos de capacitação em Agroecologia, que serão ministrados por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Sema. Esses cursos vão acontecer nos municípios de Barra do Bugres (28 e 29.04); Barra do Garças (12 e 13.05) e Cáceres (16 e 17.06). O objetivo é capacitar técnicos extensionistas e multiplicadores que atuam na área de pesquisa e extensão rural de produção agroecológica e orgânica.

Em maio, está prevista a realização do Seminário sobre Responsabilização Ambiental com a participação de palestrantes do Ministério Público Estadual (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Sema. "Nossa intenção é promover uma ampla discussão sobre a melhoria na responsabilização em relação aos danos ambientais nas esferas administrativas, civil e penal", explicou Railda Assis dos Santos.

O seminário será direcionado aos técnicos e agentes de fiscalização da Sema, operadores do direito, promotores do MPE e Ministério Público Federal (MPF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), PGE, Polícia Federal, Polícia Ambiental, universidades, entre outros.

Ainda em maio, acontecerá no município de Poconé, o curso introdutório de gestão de Unidades de Conservação (UC) com 80 horas de duração. O curso irá capacitar técnicos da Sema, gerentes e membros do conselho gestor das UC"s do Estado de Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre motos na BR-163 deixa 3 feridos em Sinop

O acidente envolvendo a Honda Biz rosa e a...

Abertas vagas de trabalho para instrutores em Nova Mutum

Logo após anunciar a instalação de um Centro de...

Prefeitura de Nova Mutum leiloa bens e veículos

A Prefeitura de Nova Mutum irá realizar um grande...
PUBLICIDADE