PUBLICIDADE

Turistas estrangeiros são atraídos por Mato Grosso

PUBLICIDADE

o entrar no pequeno distrito de Bom Jardim, em Nobres, a paranaense Liziane de Fátima teve a impressão de que a tímida cidade do interior do Mato Grosso teria pouco a oferecer aos turistas. Mas foi com uma grata surpresa que descobriu que a falta de sinal de internet era compensada por uma vegetação nativa quase intocada e cercada pelas belezas e encantos das águas cristalinas de rios repletos de peixes, cavernas subaquáticas e cachoeiras que atraem visitantes do mundo todo.

Por indicação de amigos, Liziane fez questão de conhecer o Aquário Encantado e o Rio Salobra em sua primeira visita a Mato Grosso. Munida com máquina fotográfica, colete para flutuação, máscara de mergulho e tubo snorkel, a paranaense percorreu uma trilha de 500 metros pela mata fechada até chegar ao local do mergulho. O caminho até chegar nas atrações guarda surpresas inesperadas para quem está acostumado a viver nas grandes cidades. “No caminho tiramos fotos com os macaquinhos que parecem fazer pose para nossa câmera. Vimos pássaros que não estamos acostumados a ver, como a arara, e aproveitamos o ar fresco do mato”, contou.

A 180 km de Cuiabá, Nobres é um paraíso ecológico que vem se firmando como um dos principais pontos turísticos mato-grossenses, recebendo visitantes que buscam um turismo de aventura, com mergulhos entre peixes em rios transparentes e piscinas naturais, sem falar na caminhada em trilhas pela mata que dá acesso a cachoeiras e paisagens deslumbrantes. Liziane, que já está acostumada a viajar pelo Brasil, se empolgou com o contato direto com a natureza. “Isso aqui é maravilhoso. Nunca pensei em encontrar um lugar tão bonito assim aqui no meio do Brasil. Vi as fotos na internet e resolvi conferir como seria mergulhar em uma água transparente e tão perto dos peixes. Vou trazer muita gente do Sul para conhecer esse paraíso. Espetacular!”.

Depois da diversão na água é hora de recuperar as energias com uma boa comida regional mato-grossense. Quando os turistas voltaram para a pousada, encontraram uma mesa farta com os tradicionais pratos de pacu frito e farofa de banana. Cardápio que cai no gosto dos visitantes. “ É maravilhoso vir aqui, ver a paisagem e depois conhecer as comidas típicas da região. Vou voltar aqui, certamente”, comemorou o analista de sistemas Vinícius do Livramento, que veio do Rio de Janeiro para conferir as belezas da região.

Todo o trajeto é realizado com um guia responsável também para dar treinamentos a quem não tem experiência em flutuação. Débora do Nascimento tem por ofício conduzir o passeio dos turistas no aquário encantado, onde os peixes “estão ali como se fossem de estimação”. Guia turística há 10 anos, Débora nasceu em Rosário Oeste e se criou no distrito de Bom Jardim, em Nobres. Ela, que diz não trocar este trabalho "por nada nesse mundo", comemorou o apoio que o novo governo do Estado tem dado à localidade.

Com menos de quatro meses de administração, o governador Pedro Taques em um trabalho realizado com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e o Ministério Público, liberou licenças ambientais para seis propriedades na região. O documento irá possibilitar que os empresários consigam crédito para melhorar a infraestrutura dos pontos turísticos. Os títulos foram entregues no dia 25 de abril e já trazem esperança para quem vive do turismo.

Para o dono da Pousada Roda das Águas, no distrito de Bom Jardim, Antônio Constantino da Silva, o problema da documentação era um impedimento para o desenvolvimento do turismo no local. Agora, devidamente regularizados, os turistas podem esperar encontrar pontos turísticos mais estruturados e uma cidade mais organizada para visitar. “Sem o licenciamento não temos a documentação e, sem a documentação, não conseguimos financiamentos para investir na infraestrutura. Esse lugar que já é lindo vai ficar ainda melhor”.

Hoje o distrito de Bom Jardim em Nobres possui cerca de 300 leitos distribuídos em 14 pousadas que estão sempre lotadas nos finais de semana e feriados. O governo de Mato Grosso se esforça para aumentar essa estrutura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE