O diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral, Athayde Fontoura Filho, informou hoje que no dia 1º de outubro, às 18h (hora Mato Grosso), cerca de 30% dos votos válidos para presidente da República já estarão totalizados e informados à nação. O diretor-geral complementou que, à meia-noite, o Tribunal deverá estar com mais de 90% dos votos válidos totalizados.
Ele esclareceu que o processo de totalização dos votos tem início às 17h. A divulgação dos resultados começa às 19h. Explicou que a diferença de duas horas deve-se à preocupação de não se influenciar o voto dos eleitores da região Norte, já que no Acre, há diferença de fuso horário de duas horas.
O diretor-geral explicou que, nos estados, é possível a divulgação dos resultados locais ter início às 17h, desde que estejam concluídas as votações em todas as seções daquele estado.
Athayde Fontoura Filho acrescentou, ainda, que o TSE já tomou todas as providências para assegurar que as eleições, neste domingo, transcorram com normalidade e segurança.
“Estamos, em média, com 92% dos trabalhos concluídos, inclusive quanto à distribuição das urnas”, afirmou.
O diretor-geral também informou que cerca de 3 milhões de pessoas trabalharão no dias das eleições, sendo 1 milhão e 500 mil mesários e cerca de 6 mil servidores da Justiça Eleitoral.