Alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizam hoje um torneio de futsal na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sinop. A competição comemora o sucesso do trote solidário feito pelos acadêmicos.
Cansados de ouvir notícias ruins sobre os trotes em todo Brasil, eles resolveram fazer algo diferente. Para a organizadora do evento e coordenadora de esportes da universidade, Andréia Marcia Zatone, o objetivo é acabar com práticas violentas e ações constrangedoras.
Os alunos fizeram uma reforma na quadra de areia da Apae para incentivar o esporte dentro da instituição. “O dinheiro das inscrições das equipes no torneio ajudou na compra de traves novas, mais areia para a quadra, uniformes, bola e apitos. “Alcançamos a meta e conseguimos fazer tudo o que estava previsto”, afirma Andréia.
O torneio começa a partir das 14 horas e está aberto a toda comunidade acadêmica. Os organizadores esperam em média dez equipes. Além disso, um time de alunos da Apae vai representar a instituição nos jogos.
No ano passado os “calouros” fizeram doação de sangue e distribuíram ovos de páscoa para alunos da creche Alvorada (Kaíque) que fica dentro da UFMT.