O Tribunal de Justiça não autorizou submeter a novo julgamento os irmãos Emerson Lesmo Ferreira e Welinton Lesmo Ferreira pelo homicídio de Teodoro Júlio Coelho, 38 anos, morto a tiros, em julho de 2014, no bairro Boa Esperança. A dupla foi julgada, em agosto de 2016, porém, acabou absolvida pelos jurados.
O Ministério Público Estadual (MPE) recorreu da decisão, afirmando que foi “manifestamente contrária às provas dos autos”. Na denúncia, a Promotoria havia acusado Emerson de atirar em Teodoro, enquanto Welinton dava cobertura, aguardando em uma motocicleta. A justificativa do homicídio seria o fato dos irmãos “suporem que seriam mortos pela vítima”.
Em depoimentos prestados à Polícia Civil, duas testemunhas colocaram Emerson e Welinton na cena do crime. No entanto, à Justiça, as duas mudaram as versões apresentadas e ambas alegaram que não tinham certeza de que o autor dos disparos seriam Emerson e que o piloto da moto seria Welinton. Com isso, os jurados decidiram absolver os réus.
Para os desembargadores da Primeira Câmara Criminal, “os depoimentos dos policiais são reproduções das assertivas extrajudiciais das testemunhas, não confirmadas em Juízo e/ou perante os jurados. Logo, injustificável a submissão dos apelados a novo julgamento”.
Conforme Só Notícias já informou, o júri popular durou mais de dez horas. Ao final, apenas Emerson foi condenado pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, a um ano de reclusão e dez dias-multa. A juíza Rosangela Zacarkim dos Santos mandou soltar Emerson, que ficou preso por dois anos, e determinou que fosse aberto novo inquérito policial.