O TRT de Mato Grosso concluiu, hoje, as capacitações ofertadas a servidores e magistrados sobre o mapeamento de rotinas do PJe. Elas tiveram início na segunda (11) e abrangeram todas as unidades judiciais trabalhistas do estado. Os cursos ocorreram de forma presencial, para servidores lotados nas varas da Cuiabá, e por meio de sistema de videoconferência, para as unidades do interior.
O enfoque foi no uso da ferramenta, desenvolvida na forma de uma página Wiki, semelhante ao site Wikipédia. Trata-se um portal colaborativo na internet que reúne todas as informações sobre como operar o Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Lançada esta semana, a proposta é que o mapeamento funcione de forma autoexplicativa e sirva como um passo a passo para os usuários sanarem dúvidas e aprenderem a operar o PJe.
Em síntese, servidores e magistrados entrarão na Wiki e buscarão por um termo qualquer. Será possível, então, ter acesso a uma descrição desse ato e de como fazê-lo, bem como sugerir edições ao conteúdo. As informações serão atualizadas à medida que as mudanças forem sendo introduzidas, a partir da instalação de novas versões do sistema judicial eletrônico.
Longo trabalho- O mapeamento de rotinas é o resultado dos trabalhos desenvolvidos por uma comissão interna do Tribunal. Essa comissão buscou identificar as rotinas realizadas no PJe relacionadas com as secretarias de varas, gabinetes de desembargadores e demais unidades jurisdicionais, tendo em vista que toda nova versão do sistema traz alguma mudança, seja de estrutura ou de funcionalidade.