O Tribunal de Justiça de Mato Grosso suspendeu o Plano de Retorno Programado às Atividades Presenciais (PRPAP) na comarca de Brasnorte (400 quilômetros de Sinop). A unidade reiniciou as atividades presenciais, porém, na última atualização do governo do Estado, a cidade apareceu com risco alto de contaminação pelo coronavírus.
A determinação para suspender a reabertura foi assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha. A Comarca de Brasnorte havia iniciado o PRPAP na última segunda-feira (24) e conforme descrito na portaria presidencial, a retomada das atividades presenciais será com a redução do risco epidemiológico.
O Plano de Retorno foi elaborado em cinco etapas sequenciais e obrigatórias, conforme a classificação de risco epidemiológico da comarca, com fluxo progressivo e gradual de abertura. Na próxima segunda-feira (31), 21 comarcas de Mato Grosso darão início à terceira etapa do Plano, e terão permissão para atendimento ao público externo.
Integram o grupo as comarcas de Água Boa, Alto Araguaia, Alto Garças, Araputanga, Aripuanã, Cláudia, Comodoro, Cotriguaçu, Diamantino, Dom Aquino, Feliz Natal, Itaúba, Itiquira, Juscimeira, Marcelândia, Nova Ubiratã, Porto Alegre do Norte, Poxoréu, Rosário Oeste, Tabaporã e Terra Nova do Norte. Essa abertura ao público externo será possível porque a classificação de risco dessas comarcas se manteve em ‘baixo’ ou ‘moderado’, segundo o último boletim emitido pelo governo estadual.