O Tribunal de Justiça inaugura, na quinta-feira (30) pela manhã, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania na Comarca do município. A solenidade ocorrerá no prédio do Fórum do município. O coordenador da unidade, juiz Wendell Karielli Guedes Simplício, conta que a iniciativa está sendo bem recebida na cidade e que as expectativas são positivas, especialmente porque há empenho por parte do Judiciário em instalar os centros judiciários em todo o Estado. “Temos todas as expectativas para essa inauguração porque vamos contribuir para a solução de conflitos”.
De acordo com o magistrado, cerca de 30 conciliadores e mediadores foram treinados para atuar no Centro Judiciário, que funcionará em uma sala no prédio do Fórum. A equipe está capacitada para atender conflitos de diversas naturezas com o objetivo de promover a conciliação entre as partes.
Para ele, o centro fará diferença na rotina da Justiça local principalmente porque vai desafogar outras unidades judiciárias e alcançar soluções mais simples e céleres por meio do diálogo. “Será um desafio plantar a cultura da conciliação, é uma nova ideia e a situação atual mostra que o Judiciário está abarrotado de processos. Então, neste sentido, a conciliação e a mediação são ótimas alternativas”, afirma o juiz.
Os Centros Judiciários estão subordinados ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que tem como presidente a desembargadora Clarice Claudino da Silva e o juiz Hildebrando Costa Marques como coordenador.
Até o final da gestão do presidente Orlando Perri, a Justiça mato-grossense contará com 33 Centros Judiciários instalados nas comarcas do Estado (incluindo Cuiabá), além da Central de Segundo Grau que funciona no Tribunal de Justiça.