PUBLICIDADE

Tribunal de Contas retoma investigação sobre fornecimento de passagens aéreas à Empaer

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Tribunal de Contas de Mato Grosso restabeleceu a determinação de instauração de Tomada de Contas Especial para apuração dos fatos, identificação dos responsáveis e quantificação do dano ao erário relativo ao fornecimento de passagens aéreas pela Agência de Viagens Universal a servidores da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) no valor de no valor de R$ 154,2 mil.

O relator do pedido, conselheiro interino Isaías Lopes da Cunha, concordou com os apontamentos feitos pelo MPC, de que foram efetuados pagamentos sem a presença de documentos que comprovassem as despesas (comprovante de embarque). Acatou ainda a alegação que as declarações dos servidores, de que realizaram as viagens, por si só, não bastam para comprovar o efetivo recebimento ou prestação do serviço, porque, sabedores da obrigação de prestar contas, devem mantê-los sob guarda para posterior apresentação na prestação de contas.

“Alega também, que a EMPAER instaurou o processo de Tomada de Contas Especial e concluiu pela ocorrência de dano ao erário diante da ausência de documentos imprescindíveis à prestação de contas. E assim, não pode desconsiderar a conclusão da Tomada de Contas Especial, o que configuraria desrespeito à presunção de legitimidade dos atos administrativos”, acrescentou o conselheiro relator, que segundo a assessoria do TCE, teve o voto seguido pela unanimidade do pleno.

A decisão foi tomada na sessão ordinária da terça-feira, no julgamento do processo referente a pedido de rescisão interposto pelo Ministério Público de Contas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acidente envolve cinco veículos em Lucas do Rio Verde

Um acidente ocorreu hoje de manhã, envolvendo quatro veículos...

Projeto bombeiros do futuro forma mais 103 crianças em Sorriso

O Projeto Social Bombeiros do Futuro formou 103 crianças...

Projeto “Florestas de Algodão” da UFMT é destaque em revista americana

o projeto "Florestas de Algodão", desenvolvido pelo Centro Vocacional...
PUBLICIDADE