PUBLICIDADE

Treze municípios de MT estão em situação de alerta devido as chuvas

PUBLICIDADE

As intensas chuvas em Mato Grosso estão causando muitos prejuízos. Dos treze municípios em situação de alerta por causa das chuvas, seis já decretaram situação de emergência, cinco iniciaram os estudos e outros dois ainda não acionaram a Defesa Civil, mas já apontam problemas graves. Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel do Corpo de Bombeiros Sérgio Delamônica, Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá) e Barra do Bugres (168 km ao Médio Norte) têm hoje as condições que merecem mais atenção. O número de famílias atingidas no Estado ainda não foi levantado.

Em Santo Antônio do Leverger, a Defesa Civil realizou ontem vistorias para auxiliar a população que mora em locais de risco e possibilitar o decreto de situação de emergência. De acordo com o órgão, são cerca de oito comunidades atingidas e a Prefeitura Municipal estima que entre 150 a 200 famílias estejam ilhadas. Em Barra do Bugres, o rio Paraguai chegou a 6,8 metros acima do nível normal e, de acordo com a Prefeitura, 9 comunidades estão isoladas. A Defesa Civil do Estado esteve na região no domingo (23) para realizar um levantamento das áreas e pessoas atingidas que servirá como base para decretar situação de emergência. A Defesa Civil afirma que são cerca de 300 famílias desalojadas no município, que já recebeu auxílio com doação de colchões e receberá cestas-básicas.

Mais de 500 alunos, apenas da rede municipal, estão sem aulas por causa das condições das estradas. Segundo a Prefeitura de Barra do Bugres, várias famílias já deixaram suas casas e outras estão abrigadas na igreja católica da cidade.

Sorriso ainda não pediu auxílio da Defesa Civil, mas decreta situação de emergência hoje, conforme Só Notícias já informou. Barra do Garças (509 km a Leste) também deve decretar, nos próximos dias, para que possam ser feitas obras emergenciais em estradas e pontes sem licitação e produtores também possam renegociar dívidas, já que não conseguem retirar a safra para vendê-la.

Já decretaram situação de emergência Alto Paraguai, Terra Nova do Norte, Pontal do Araguaia, Confresa, Santa Cruz do Xingu e Santa Terezinha. A Defesa Civil fez vistoria para decretar situação de emergência em Nova Maringá, Barra do Bugres, Brasnorte, Santo Antônio do Leverger e Porto Esperidião.

Parte dos estragos causados em Sorriso – campeão nacional em produção de soja (fotos: Só Notícias)

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE