PUBLICIDADE

Três municípios mato-grossenses entre os mais violentos do país

PUBLICIDADE

O Mapa da Violência dos Municípios, lançado hoje, pelo Ministério da Justiça, mostra que 556 municípios brasileiros, cerca de 10% do total, concentram 73,3% dos homicídios, praticamente três quartos desses crimes. Entre as cidades com as taxas médias mais elevadas no novo levantamento estão Colniza, Itanhangá e Juruena, que ocupam a segunda, terceira e quarta posição, respectivamente. Todas registraram mais de 100 homicídios para cada 100 mil habitantes.

O estudo, elaborado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, faz uma radiografia dos óbitos ocorridos no país com dados coletados e organizados pelo Ministério da Saúde até 2006, informou a Agência Brasil. Foram utilizadas médias dos três últimos anos disponíveis (2004 a 2006), no caso de municípios com 3 mil habitantes ou mais, ou dos últimos cinco anos (2002 a 2006), para aqueles com menos de 3 mil habitantes. Para os municípios criados recentemente, foram usados dados a partir do ano de criação. O terceiro colocado no ranking, Itanhangá, por exemplo, só tinha dados de 2005 e 2006.

Mato Grosso também está entre os seis Estados que têm mais de um terço de seus municípios entre os 10% mais violentos do país.

(Atualizar às 15h53)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE