Desde segunda-feira, quando começou a campanha de vacinação contra a influenza em todo o país, a procura pelas doses foi intensa no município. Ontem muitos sorrisenses já reclamavam a falta da vacina na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde não confirmou o esgotamento do estoque, mas afirmou que as doses estavam terminando, contudo, ainda não há um levantamento dos locais onde ainda é possível fazer a imunização do público alvo.
Conforme o Só Notícias informou, Sorriso recebeu nesta semana 5,2 mil doses, ou seja 37% do total que o Ministério da saúde precisa enviar para atender a demanda, que é de 14 mil doses. A mete do município é atingir 90% do público alvo que são idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
As crianças de 6 meses a menores de 5 anos que ainda não foram imunizadas nenhuma vez devem receber duas doses esse ano, sendo a segunda, 30 dias após a primeira.
Após isso as vacinas restantes serão liberadas para a população que não pertence aos grupos prioritários.