A Superintendência da Defesa Civil de Mato Grosso visitou 22 municípios atingidos pelas chuvas nas regiões Norte e Nordeste do Estado. Três equipes técnicas fizeram levantamentos “in loco” da situação destas cidades e decretaram a situação de Emergência em sete. Três estão no Nortão: Apiacás, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes. As demais são Santa Cruz do Xingu, Querência, Nova Nazaré e Rondolândia.
A Defesa Civil percorreu rodovias nas regiões para verificar a situação do acesso as cidades, com uma atenção maior as pontes. A Superintendência também orienta a atuação das Coordenadorias Municipais da Defesa Civil e presta ajuda, quando o município não consegue dar a resposta necessária. Essa ajuda consiste no fornecimento de objetos de primeira necessidade.
O superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, coronal Sérgio Delamônica, explica que nesse momento a prioridade é restabelecer a normalidade nos municípios. Ele diz que em janeiro choveu o dobro do que era o esperado para estas regiões. Nas demais regiões, a chuva ficou dentro da expectativa.