Até as 13h de ontem, O Tribunal Regional Eleitoral registrou 55 prestações de contas parciais de campanha, sendo 49 de candidaturas individuais e 6 de comitês financeiros. Dos 8 candidatos que disputam o cargo de senador registrados no TRE apenas dois prestaram contas até o momento. Dos 107 candidatos registrados a deputado federal, apenas 21 apresentaram. Dos 203 candidatos a deputado estadual apenas 25. Para governador, dos 8 registrados apenas um apresentou ao TRE e dos 27 comitês financeiros apenas seis. A prestação de contas parcial dos candidatos estarão disponíveis aos eleitores a partir dessa segunda-feira, (7), no site do Tribunal Superior Eleitoral no seguinte endereço: www.tse.gov.br.
De acordo com Lei 11.300/2006, partidos políticos, coligações e candidatos tem até este domingo, 6 de agosto, para apresentarem ao TRE a primeira parcial das arrecadações e gastos de campanha. O segundo prazo é no dia 6 de setembro, e a prestação final e completa das contas, contendo nominalmente a relação dos doadores, 30 dias após o pleito.
Segundo a Coordenadora de Controle Interno do TRE, Denize Mello somente nesta sexta-feira (4), foram registrados no TRE, 22 prestações de contas parciais. A previsão é de que, confirmando a tendência nacional, candidatos e partidos deixem para última hora. Segundo Denize todos que registraram pedido de candidatura deverão prestar contas mesmo que não tenha nenhuma arrecadação ou gasto. “Quem não cumprir o que determina as novas regras poderá prejudicar seu partido em relação ao recebimento do fundo partidário”, alertou Denize.