O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realizará nesta segunda-feira (17) a posse da nova presidência da instituição. Os desembargadores Márcio Vidal e Pedro Sakamoto tomam posse como presidente e vice-presidente, respectivamente. No dia 15 de abril encerrou-se o biênio da atual diretoria composta pela desembargadora Maria Helena Póvoas (presidente) e pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva (vice-presidente).
Nesta semana, a desembargadora apresentou um balanço de sua gestão, no qual pontuou a aproximação com a sociedade como um dos grandes avanços do TRE-MT nos últimos dois anos. Durante o balanço, a desembargadora Maria Helena Póvoas ressaltou que sua gestão coincidiu com um período de recessão, o que levou o Governo Federal a promover cortes no orçamento da Justiça Eleitoral em todo o país. Para reduzir custos, a presidente e sua equipe promoveram uma revisão em todos os contratos, renegociaram valores com as empresas fornecedoras de produtos e serviços e conseguiram uma economia de R$ 585.745,90 por ano. Da mesma forma, foi adotado um modelo mais singelo e econômico de cerimônia de diplomação dos eleitos, a partir do Diploma Net, criado nesta gestão.
Outro avanço foi o programa Pauta Limpa, idealizado pela desembargadora Maria Helena Póvoas para as eleições de 2014, quando era Corregedora Eleitoral, e que já está consolidado na Justiça Eleitoral em Mato Grosso. O Pauta Limpa prevê que os juí- zes de 1º e 2º grau devem priorizar o julgamento de processos que podem resultar em inelegibilidade, com vistas à aplicação da Lei da Ficha Limpa.