O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso cumpriu integralmente a maior parte das metas definidas pelo Conselho Nacional de Justiça para 2010. Apenas um processo eleitoral ficou para ser julgado, concluindo assim a meta de número 2, que determina que todos os processos que foram ingressados na Justiça Eleitoral até dezembro de 2007 fossem julgados.
De acordo com a assessoria do TRE, as diretrizes de 2010 ainda determinavam a divulgação da produtividade dos magistrados de 1ª e 2ª instância, que já estão disponíveis no site do tribunal. Os números avaliados demonstraram também o cumprimento satisfatório das metas definidas para 2011. A meta de número 3, que impulsiona os tribunais a julgarem o mesmo número de processos que aportaram na justiça no ano corrente, já foi superada em Mato Grosso.
Os juízes de 1º grau julgaram uma quantidade de 118%, ou seja, o número de decisões emanadas foi maior que o número de processos que aportaram nos cartórios eleitorais este ano. Na segunda instância, o percentual chega a 149%. Isso que dizer que o pleno do TRE de Mato Grosso julgou, considerando o número de processos ingressados este ano na corte, uma quantidade bem maior, superando a meta em quase 50% daquela definida pelo CNJ.
Sobre a meta 3, o assessor de planejamento, Marcelo Rubles, ressalta ainda que o número poderá ser alterado. "Estamos atentos a essa meta, pois os cartórios eleitorais receberão um grande número de processos de dupla filiação, decorrentes da entrega, em outubro, das listagens de eleitores filiados".
Para 2011, restam apenas 2 metas a serem cumpridas, todas com previsão de serem atingidas no inicio de dezembro. "Precisamos disponibilizar no site o planejamento integrado das eleições e a carta de serviços da justiça eleitoral. O trabalho está em fase de conclusão e encerraremos o ano atendendo grande parte das expectativas do CNJ", comentou o assessor.