O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso quer ampliar o número de eleitores atendidos na coleta de dados biométricos. Para isso, decidiu reservar guichês para fazer os atendimentos sem agendamento em Sinop, Cuiabá e Várzea Grande. A medida foi tomada diante da constatação de que cerca de 40% dos eleitores da capital agendam o cadastro biométrico mas não comparecem.
“O ideal seria manter o agendamento, porque assim todos seriam atendidos no horário marcado, sem filas e com a comodidade que gostamos de oferecer ao cidadão. Mas infelizmente centenas de eleitores estão agendando a cada mês, sem comparecer no horário marcado. Isso provocava um desequilíbrio na estrutura montada, porque aqueles guichês ficavam reservados para os eleitores que agendaram. Agora vamos tentar atender aos dois públicos”, disse o corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto.
Ele esclareceu que os eleitores que já agendaram serão atendidos no horário reservado. Outros guichês serão direcionados a atender os eleitores que comparecerem sem agendamento. Estes eleitores serão atendidos por ordem de chegada.
O TRE ressalta que a central de atendimento atende qualquer eleitor da cidade onde está instalada, independente ele se está inscrito em outra zona eleitoral, desde que seja desse mesmo município.