A concessionária Nova Rota do Oeste informou que o tráfego será alterado no eixo principal da rodovia e nas vias laterias (João Pedro Moreira e Ênio Pipino a partir da 8 horas da próxima sexta-feira (07) para o início da construção do primeiro viaduto, no entroncamento das avenidas Integração e Jonas Pinheiro. O cronograma prevê um período de 10 meses para conclusão da obra e liberação do fluxo de veículos. Para realizar o trabalho, o canteiro de obras vai isolar um trecho de 85 metros do eixo principal da BR-163 – no km 839,9. Com isso, os motoristas que percorrem a rodovia devem reduzir a velocidade ao passar pelo local contornando a estrutura montada.
As vias marginais – João Pedro Moreira e Ênio Pipino – passam a funcionar em mão única em uma extensão de apenas um quilômetro, no segmento entre a avenida dos Pinheiros (km 838) e a avenida Jonas Pinheiro (km 839), sendo que a João Pedro adotará o tráfego no sentido norte (Cuiabá/Sinop) e o fluxo da avenida Ênio Pipino seguirá no sentido sul (Sinop/ Cuiabá).
O gerente de Obras da Nova Rota, Jhonatan Bezerra, explica que o fluxo de veículos pesados sofrerá pouca interferência quanto ao percurso, mas é necessário que os motoristas respeitem a sinalização e percorram o local dentro do limite de velocidade indicado. A alteração no fluxo será maior nas vias marginais e, ainda assim, a concessionária buscou meios para interferir o mínimo possível na rotina de quem percorre essa região.
“É importante que os motoristas tenham a compreensão de que travessia urbana de Sinop conta com um tráfego intenso de veículos de carga e local. E por isso, a atenção deve ser redobrada ao passar pela região com obras. Todo o segmento está sinalizado para orientar os motoristas”, orienta.
Ao todo, este pacote contemplará a região de Sinop com R$ 370 milhões em trecho de 43 quilômetros, do km 812 (entroncamento com a MT-438) ao km 855, onde encerra a concessão. Serão construídos seis viadutos (um a mais que o previsto inicialmente), 26 quilômetros de pista nova (duplicação) e 17 quilômetros de recuperação total da pista já existente na travessia urbana, serviço já em andamento.
Os viadutos serão construídos de forma gradativa para evitar o travamento do tráfego no perímetro urbano, sendo os demais: o viaduto Diamante 26 no km 814, próximo à usina de álcool; o viaduto Diamante 27, no km 831, que liga a rua Alberto Baranjak à rodovia João Adão Scheeren (MT-140) e leva à Santa Carmem; o viaduto Diamante 28, no km 833, que conectará a rua Colonizador Ênio Pipino às avenidas Ouro Preto e Foz do Iguaçu, no setor Industrial; o viaduto Diamante 10, no km 844, que conectará a futura extensão da avenida André Maggi à MT-423, que leva à Cláudia, e o viaduto Diamante 30, no km 854, próximo ao bairro Camping Club.
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