A passagem de caminhões, carretas e demais veículos pelas MTs 249, 492 e 160 está parcialmente liberada. O secretário de Obras de Nova Maringá (342 quilômetros de Sinop), Oswaldo Correia, confirmou, ao Só Notícias, que está sendo feita uma manutenção paliativa e maquinários da prefeitura permanecem no local prestando os auxílios necessários aos motoristas.
“Estamos ajudando com equipes de Nova Maringá, máquinas da prefeitura de São José do Rio Claro e do Estado na MT-160. Está sendo feita uma operação de reparos para diminuir os buracos, fazendo desaguador às margens das rodovias. Porém, se chover será necessário interditar novamente. O período é complicado e esses serviços paliativos não resolvem definitivamente os problemas”, ressaltou o secretário.
Oswaldo apontou que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística chegou a ser comunicada do problema com pelo menos cinco meses de antecedência. “Nós comunicamos a Sinfra sobre a situação quando estava no início dos atoleiros. Infelizmente não resolveram o problema. Por isso, foi decretado estado de emergência pelo prefeito João Braga Neto”.
Por nota, a assessoria da Sinfra informou, anteriormente, que foi repassado óleo diesel para a prefeitura de Nova Maringá fazer a manutenção da MT-160, MT-249 e MT-492. “De janeiro de 2015 até agora, as prefeituras receberam o montante de R$ 679 milhões em recursos do chamado Fethab Rural, que devem ser investidos obrigatoriamente na manutenção de rodovias não pavimentadas dentro dos limites dos municípios, além de promover a construção e manutenção de pontes e bueiros”, informou a assessoria da Sinfra, ressaltando ainda que já foi iniciada uma operação emergencial para resolver o problema.