Um dos feriados mais longos do calendário brasileiro, o período do carnaval promoverá uma mudança de comportamento no tráfego das BRs-163 e 364. A Rota do Oeste estima um aumento de 15% no número de carros de passeio circulando e uma redução de 10% na quantidade de veículo de cargas em trânsito. Em alguns pontos das rodovias concessionadas é esperado um aumento de até 20% no volume de tráfego, com maior concentração na região da Baixada Cuiabana, Rondonópolis e Sorriso. Em 2016, o movimento foi semelhante ao estimado para este ano.
O gerente de Operações da Concessionária, Fernando Milléo, frisa que as rodovias federais de Mato Grosso têm uma particularidade que é o alto número de veículos de cargas transitando diariamente. Nesta época do ano a quantidade de carretas e caminhões aumenta para atender o escoamento da safra, prevista para ser a maior já registrada no Estado. “O tráfego da BR-163 é formado por cerca de 70% de veículos de cargas e no Carnaval o fluxo conta com o reforço dos carros de passeio e o cuidado deve ser redobrado”.
Milléo lembra ainda que os motoristas devem ficar atentos quanto a manutenção dos veículos, que é uma forma de manter a segurança, principalmente com o tempo chuvoso. “Quem for dirigir deve ter o compromisso de não beber. Consumir bebida alcoólica e dirigir é uma infração grave, podendo ser considerado crime, dependendo da quantidade consumida. Sem contar que essa prática pode resultar em acidentes graves, com mortes”.