PUBLICIDADE

Trabalho integrado viabilizará plano estadual contra as drogas

PUBLICIDADE

O governo do Estado lançou, hoje pela manhã, o Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas, com o objetivo promover a prevenção, tratamento e redução de danos aos usuários e repressão ao comércio de entorpecentes. Durante a cerimônia, que foi realizada no salão nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, também foi instado o Comitê Gestor, que será responsável pela execução e acompanhamento dos trabalhos.

Para o presidente do Comitê Gestor e secretário adjunto de Justiça, da Sejudh, Genilto Nogueira, o governo saiu na frente ao promover um trabalho integrado entre diversos setores da sociedade. "O plano é inédito no país. Se tivermos a participação de todos, nós conseguiremos acabar com este problema", salientou Genilto, informando que diversas ações já estão sendo realizadas no Estado para combater o tráfico de drogas, como, por exemplo, o trabalho do Grupo de Gestão Integrada da Fronteira (GGIF), que "busca reprimir a entrada de entorpecentes no Estado, pela terra, água e ar", disse.

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, que representou o governador Silval Barbosa no evento, o programa é muito importante para Mato Grosso, pois os entorpecentes têm causado muitos prejuízos às famílias e à sociedade. "Drogas é uma questão de política internacional. Precisamos fazer um combate ativo para livrar nossa sociedade desse que é o mal do século"", disse José Lacerda, acrescentando que o Estado precisa da participação de todos no projeto.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Paulo Lessa, destacou que o este é um momento histórico para Mato Grosso, que está enfrentando um dos maiores problemas da sociedade contemporânea. Para Lessa, o Plano é uma resposta para a sociedade, que não agüenta mais ver seus filhos levados pelo vício e pela violência oriunda do tráfico. "O Plano elenca 44 ações dentro dos eixos de prevenção, tratamento, repressão ao tráfico e financiamento destas ações", enfatizou o secretário.

O deputado estadual Emanuel Pinheiro, representando a Assembleia Legislativa, salientou que o Plano pode auxiliar no resgate da cidadania e da dignidade da pessoa. "Sinto-me constrangido, pois parece que estamos perdendo a guerra contra o tráfico. E esperançoso por termos um governo e uma sociedade preocupados em combater as drogas", falou o deputado.

A cerimônia contou com apresentações artísticas da Alegro Companhia de Dança, do bairro Boa Esperança, dos alunos da Rede Cidadã da Base Comunitária do Pedregal e do Coral da Polícia Civil/Escola São Sebastião "De Cara limpa contra as drogas".

PLANO
O Plano de Enfrentamento às Drogas foi instituído pelo Decreto 718 do Executivo Estadual, publicado no Diário Oficial, em 26 de setembro de 2011. Ele apresenta 44 ações de enfrentamento à questão das drogas, distribuídas em quatro eixos: prevenção e educação; atenção ao usuário e dependente; repressão ao tráfico; e financiamento das ações.

Participam do Plano e integram o Comitê Gestor as Secretarias estaduais de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Segurança Pública (SESP), Educação (Seduc), Saúde (SES), Trabalho e Assistência Social (Setas) e de Comunicação Social (Secom). Estas Secretarias deverão destinar 1% do montante total dos recursos para a elaboração, implentação e execução das ações do plano. São parceiros das secretarias o Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral de Justiça, Exército, Marinha, Aeronáutica e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE