Desde às 13:00h, as 290 famílias de trabalhadores rurais de Porto dos Gaúchos e do acampamento Nova Aliança de Sinop, acampadas às margens da BR-163, estão impedindo o tráfego de veículos na rodovia, na altura do Camping Clube, sentido Sinop à Juara pela rodovia MT 220.
Segundo informações da Rádio Meridional, o bloqueio deve seguir até às 18:00h. Agora há pouco uma equipe do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Cuiabá, chegou ao local para negociar com os assentados, que estão revoltados, pois afirmam que foram enganados pelo instituto.
“Era para eles fazerem uma vistoria na fazenda Mandaguari e fizeram outra. Notificaram um antigo dono das terras e os novos não foram notificados. Agora terão que fazer tudo de novo. Para nós, isso foi apenas um motivo para ganhar tempo e tentar nos enrolar”, disse, anteriormente, ao Só Notícias, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto dos Gaúchos, Lucinéia Bergamini, que estava em Cuiabá e deve chegar à Sinop no final da tarde.
Conforme Só Notícias já informou, entre Peixoto de Azevedo e Matupá, sobre a ponte do rio Peixoto, cerca de 200 famílias também impedem o tráfego de veículos sentido Matupá a Sinop e Sinop a Guarantã do Norte. Elas cobram a criação do projeto do Planalto do Iriri.
Em ambos os locais, a previsão é que o protesto continue amanhã, a partir das 07:00h, com intervalo entre às 12:00h e 13:00h e liberação às 18:00h.