PUBLICIDADE

Trabalhadores fecham rodovia estadual cobrando salários

PUBLICIDADE

Trabalhadores de uma empresa de engenharia, de Cuiabá, trancaram a MT-251, estrada que liga a capital à Chapada dos Guimarães, esta manhã, para cobrar salários. Eles alegam que foram abandonados pela empresa e pelo governo do Estado.

A empresa foi contratada pelo governo do Estado para asfaltar trecho de 46 quilômetros entre o entroncamento da estrada da Chapada e o Lago de Manso, passando pelo Distrito de Água Fria, mas de acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) não cumpriu cláusulas contratuais e, por isso, o governo rompeu o contrato.

Uma policial militar, que atua no Batalhão de Trânsito, informa que os trabalhadores fecharam a MT-251 totalmente no período da manhã e liberaram no horário de almoço, mas vão fechar novamente a partir das 13h, abrindo eventualmente por apenas dez minutos.

"Nesta quinta a estrada da Chapada está tranquila, por isso não deu congestionamento. Nossa preocupação é amanhã, que é sexta, dia se subir para a Chapada para muita gente", comenta a policial, lembrando que é época de carnaval.

A reportagem tentou falar com representantes da empresa mas não conseguiu até o fechamento desta matéria.

A Sinfra se posicionou por meio de nota. “1) Duas empresas venceram a licitação para executar as obras de pavimentação de 46 km da Rodovia MT-020, localizada entre a entroncamento da Estrada da Chapada (MT-251) e o Lago de Manso, passando pelo Distrito de Água Fria.

2) Cada construtora era responsável por construir 23 km. A empresa do segundo lote (Destesa) terminou a obra no prazo combinado, enquanto a que ficou com o primeiro lote (Ensercon Engenharia Ltda) não asfaltou o trecho no mesmo período

3) A postura da Secretaria de Infraestrutura e Logística é de exigir de maneira firme o cumprimento de todas as cláusulas contratuais referentes à qualidade, custo e prazo. A Sinfra chegou a notificar a empresa uma série de vezes exigindo a execução dos serviços

4) Diante deste cenário, o Governo do Estado decidiu rescindir unilateralmente o contrato com a construtora Ensercon.

5) A empresa ainda tentou judicialmente anular o ato de rescisão, mas devido à gravidade dos fatos, o Tribunal de Justiça não concedeu a liminar.

6) A Sinfra esclarece que o Estado só pagou pelo que foi efetivamente executado. Explica, ainda, que a empresa é a responsável pelo pagamento dos seus funcionários. E não o Estado.

7) O Estado adianta também que tem feito um levantamento minucioso para identificar se o débito alegado pela empresa é realmente devido.

8) Neste momento, o Governo de Mato Grosso está em processo de contratação de uma nova empresa para executar a pavimentação do trecho que a empresa Ensercon deveria ter executado.

9) O Governo do Estado garante que em 2017 as obras serão retomadas neste lote.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE