quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Trabalhadoras gestante da educação são demitidas em VG

PUBLICIDADE

Trabalhadoras gestantes da área da educação foram demitidas em Várzea Grande por não terem contratos prorrogados pelo município. De acordo com a constituição, mulheres que ficarem gestantes e em período de contratos temporários têm direito a estabilidade provisória. Segundo a presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Maria Aparecida Cortez, as demissões descumprem uma ordem judicial deferida em dezembro.

As trabalhadoras da educação que ficaram gestantes durante o período contratual participaram da reunião do Conselho de Representantes do Sintep-MT, no dia 5 de dezembro do ano passado. Todas foram orientadas pelo sindicato sobre o direito à estabilidade provisória prevista na Constituição da República. O direito adquirido é assegurado mesmo que o vínculo existente entre as trabalhadoras e o Poder Público seja contratual.

De acordo com Cida Cortez, todas as trabalhadoras da educação foram aconselhadas pelo Sintep-MT a entraram com um requerimento de solicitação de estabilidade provisória, acompanhado do laudo médico, junto à Secretaria de Educação de Várzea Grande. "Os requerimentos foram feitos, mas nenhuma medida foi tomada", afirmou a sindicalista.

Diante da omissão do município, 11 trabalhadoras entraram com mandado de segurança na Justiça contra o secretário de Educação, Odenil Sebba, e tiveram decisão favorável. As gestantes argumentaram que não podem ficar sem renda, em virtude da necessidade dos cuidados durante a gravidez e com o próprio nascimento do filho.

Uma das ações contra gestor foi movida por uma trabalhadora contratada pela prefeitura para prestar serviços na Secretaria de Educação e Cultura, entre 07 de abril de 2011 a 23 de dezembro de 2011, período em que a servidora ficou gestante. De acordo com a Lei que garante a estabilidade provisória, o contrato deveria ser prorrogado, o que não ocorreu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudo aponta redução de área atingida por incêndios no Pantanal de Mato Grosso

A operação integrada de combate aos incêndios florestais resultou...

Professor do IFMT em Lucas recebe menção no “Oscar” da ciência brasileira

O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),...

Princípio de incêndio em gerador é contido por trabalhadores no Nortão

As chamas causaram estragos em gerador de energia, ontem...
PUBLICIDADE