PUBLICIDADE

Todos municípios de MT têm saneamento básico, diz IBGE

PUBLICIDADE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que os 141 municípios de Mato Grosso, até 2008, apresentam algum tipo mínimo de serviço de saneamento básico. A informação consta na Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), que analisa o serviço em todos os municípios brasileiros na comparação entre os anos de 2000 a 2008.

Segundo o estudo, em 2000, quando havia 126 municípios, 119 estavam com rede geral de distribuição de água; apenas 18 apresentavam rede coletora de esgoto;  todos, naquela época, possuíam manejo de resíduos sólidos e outros 97 manejo de águas pluviais.

Em 2008, os números apresentam algumas alterações, como na rede de distribuição, presente em 139 cidades; enquanto que a rede coletora de esgoto passou a existir em 27 municípios; as 141 cidades apresentaram manejo de resíduos sólidos e 98 passaram a ter manejo de águas pluviais.

O estudo também mostra que apenas duas cidades de Mato Grosso ainda não têm uma rede geral de abastecimento de água até 2008. Nestes dois municípios a solução alternativa para o abastecimento eram a utilização de poço particular e cisterna. Em comparação com o ano de 2000, esse número era de sete cidades sem a prestação deste tipo de serviço e neles eram utilizados poços particulares.

Entre 2000 e 2008, o percentual de municípios brasileiros que tinham rede geral de abastecimento de água em pelo menos um distrito aumentou de 97,9% para 99,4%. A Pesquisa do IBGE tem por objetivo investigar as condições do saneamento básico de todos os Estados do país junto às prefeituras municipais e empresas contratadas para a prestação desses serviços nos 5.565 municípios existentes na data de referência da pesquisa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE